Receitas de Sobremesas Lacfree

Olá galera!! Demorei mas voltei a postar!!!

Já passamos as festas de fim de ano e aproveitei este ano de 2014 para testar várias receitas de sobremesas, afinal eu amo doce e ficar sem sobremesa na Ceia de Natal e de Ano Novo não dá! =)

Algumas pessoas viram as fotos no Instagram e no Face e me pediram as receitas… Então, atendendo aos pedidos das amigas, e com o objetivo de ajudar quem tem intolerância à lactose, mas não abre mão de um docinho, aí vão as receitas testadas, com as alterações que fiz:

Sorvete de frutas Lacfree

IMG_20141217_200600

Congele pedaços de banana e de frutas da sua preferência, eu usei frutas como morango, cereja, blueberry e abacaxi. Bata as frutas congeladas em um processador ou liquidificador. Congele. Depois retire do freezer, corte em pedaços e bata na batedeira, volte ao freezer e deixe gelar por mais um tempo. Está pronto! Você pode colocar nozes ou castanhas, pedaços de frutas, enfim, o que desejar para acompanhar este sorvete!

As bananas são a base desse sorvete, pode mudar as outras frutas mas sempre utilize a banana, pode ser a biomassa de banana verde. Pode colocar açúcar se preferir, eu não usei, pois usei bananas bem maduras.

Torta de Frutas e Sorvete Lacfree

IMG_20141224_232512
Torta de Biscoito NESFIT com recheio de Sorvete, coberta com creme de Baunilha lacfree.

Ingredientes
2 pacotes de Biscoito NESFIT® Cacau e Cereais (200 g cada)
Sorvete Lacfree de frutas vermelhas (receita acima)
3 colheres (sopa) de suco de limão (opcional, eu usei, mas na próxima farei sem)1 caixinha de cerejas, ou morangos, ou a fruta que preferir para dar sabor ao sorvete.

Para o creme de baunilha: 500 ml de Leite Sem Lactose (ou de soja se você preferir) e 1 pacote de pudim de baunilha diet (ou 2 colheres de amido de milho+uma colher de essência de baunilha)

Para decorar: frutas frescas – usei cereja e blueberry ou coco ralado, o que você preferir!

Modo de preparo:
Triture rapidamente os Biscoitos NESFIT , formando uma farofa grossa (não deve ficar muito fino). Divida em 2 partes. Usei uma forma de vidro, pois minha intenção não era desenformar, se for desenformar use forma de fundo removível. Eu coloquei metade do Biscoito triturado no fundo, formando uma camada, assim só a farofa mesmo, pinguei o suco de limão por cima, porém não gostei, minha dica, coloque um pouco de margarina ou óleo de canola, só para dar liga e virar uma massa de torta mesmo…

Reserve. Coloque o sorvete de frutas por cima. Esse sorvete deve ser feito com antecedência, pode ser um dia antes. Quando for fazer a torta retire um pouco antes do freezer e quando estiver amolecendo corte em pedaços e bata na batedeira, a consistência ficará igual a um sorvete de massa, assim ficará mais fácil espalhar sobre a massa. Espalhe a outra metade dos Biscoitos, formando outra camada. Coloque no freezer por enquanto.

Enquanto isso, faça um creme de Baunilha. Eu usei 500 ml de Leite lacfree com um pacotinho de pudim de Baunilha diet e não deixei cozinhar muito, para ficar molinho mesmo. Ou faça um creme mole usando leite, 2 colheres de amido de milho e uma colher de essência de baunilha, caso não ache o pudim diet. Deixe amornar antes de colocar na torta.

Retire a torta do freezer, cubra com este creme e leve novamente ao freezer por cerca de 2 horas, até que esteja bem firme. Tampe a forma, ou forre com papel alumínio, ou com plástico filme. Retire, decore com as frutas e sirva a seguir.

Receita original (não é lacfree):

https://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Torta_de_Frutas_e_Sorvete.aspx

Pudim de maria mole Lacfree

Ingredientes:
1 litro de leite sem lactose (eu usei 500 ml de leite de coco e 500 ml de leite sem lactose)
2 caixinhas de maria mole de coco
Coco ralado
2 colheres de açúcar (usei o demerara)

Modo de Fazer:
Bater no liquidificador o leite, o açúcar e o coco ralado. Dissolver o pó da maria mole em um copo de água fervente. Acrescentar todos os ingredientes no liquidificador e bater por mais 5 minutos. Despejar em uma forma de pudim ou um refratário. Levar à geladeira por no mínimo 6 horas. Está pronto! Este eu não tirei foto, mas você pode usar a criatividade, colocar ameixas em calda, polvilhar coco ralado em cima… Fica ótimo!!!

Pavê de nozes com pêssegos

IMG_20141223_190310
O pavê é uma sobremesa que inevitavelmente lembra verão: gelada, cremosa, com biscoitos intercalados em camadas com algum tipo de creme e frutas. Daí nossa criatividade pode entrar e bolar as mais variadas combinações, incluindo nossos ingredientes favoritos na receita.

INGREDIENTES
1 litro de leite sem lactose (ou leite de soja)
5 colheres (sopa) de açúcar (usei açúcar light, pode ser o demerara também)
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 pacote de bolacha champagne (existem várias opções sem leite. Verifique o rótulo do produto.)
1 lata de pêssegos em calda

*Eu usei nozes no creme e também para decorar.

PREPARO
Misture 1 litro de leite com as 5 colheres de açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos mexendo sempre para não queimar no fundo. Em outro recipiente, misture um pouco de leite com as 3 colheres (bem cheias) de amido de milho. Junte esta mistura ao creme que está sendo feito mexendo bem. Quando o amido de milho é colocado, o creme engrossa rapidamente. Eu coloquei no creme nozes picadas e fui mexendo, aí é só esperar formar algumas bolhas e desligar o fogo.

MONTAGEM
Coloque a calda do pêssego em um recipiente fundo e molhe as bolachas champagne (se desejar, misture um pouco de licor de sua preferência). Deixe as bolachas por mais ou menos 1 minuto até que absorvam o caldo, mas sem desmancharem. Cubra o fundo da travessa com uma camada fina de creme. Coloque uma camada de bolachas já umedecidas com calda. Repita as camadas (o número de camadas vai variar de acordo com o tamanho e a altura da travessa). Por último coloque uma camada de creme e enfeite com pêssegos. Caso não goste de pêssegos pode fazer só com nozes ou outras frutas, como morango, kiwi, cerejas… etc. Eu polvilhei com coco ralado também. Agora é só deixar gelar e servir!

Receita original:
http://www.semlactose.com/index.php/2010/01/19/pave-de-pessegos/

Cupcake de Baunilha Sem Lactose

IMG_20141211_231942 IMG_20141211_232024

Ingredientes:
1 pacote de massa para Bolo ‘da Barra’ (esta marca não tem lactose na massa)
1/2 xícara de leite sem lactose
2 colheres de sopa de óleo de canola
4 ovos

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno à 180 graus. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o óleo de canola e o leite até obter mistura homogênea. Depois coloque o conteúdo da massa para bolo, bata tudo até ficar bem homogêneo, por fim coloque as claras em neve bem delicadamente, e leve ao forno. Distribua a massa em forminhas de cupcakes ou se preferir assar em forma de bolo use uma de 21 cm. Asse de 20 a 30 minutos (dependendo da forma) à 180 graus.

Cobertura de Baunilha ou de Chocolate
Rende o suficiente para 24 cupcakes

Ingredientes:

500 ml de leite sem lactose
3 colheres de açúcar demerara
3 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de essência de baunilha

Se for fazer de chocolate, tipo um brigadeiro mole: 2 colheres de cacau em pó e 1 tablete de 100 gr ou 200 gr de chocolate 80% cacau (verificar se não tem lactose)

Modo de fazer

Misture o leite com 3 colheres de açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre para não queimar no fundo. Em outro recipiente, misture um pouco de leite com as 3 colheres (bem cheias) de amido de milho. Junte esta mistura ao creme que está sendo feito mexendo bem. Quando o amido de milho é colocado, o creme engrossa rapidamente.

Decore seu cupcake como preferir. Eu coloquei uma camada de cobertura e depois confeitos coloridos. Ficaram lindos e gostosos!

Receita original:

http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/cupcake-de-coco-e-doce-de-leite-sem-lactose/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s