A Arte de “marmitar”…

Olá pessoas lindas!!!!

Bem, não é de hoje que como de marmita, desde a época do estágio que ela faz parte da minha vida! Porém, marmita antigamente era visto com certo preconceito, lembro que algumas pessoas achavam que ia “pegar mal” comer de marmita no serviço. Nunca pensei assim, e sempre achei muito mais saudável comer minha própria comida (ou da mamãe, na época de solteira…hehehe), pois sempre fui muito exigente com limpeza, e quem vê comida não vê preparação… ><

marmiquent-tradicional-marmita-termica-eletrica-a-vapor-230v-14418-MLB3510195829_122012-F

Quem teve uma dessa? Eu usei por algum tempo esse tipo de marmita que era aquecida em banho Maria…

O interessante é que, de alguns tempos para cá, a “marmita” adquiriu status, agora ela já não é ligada à falta de dinheiro, não é brega, não é “out” comer de marmita, até porque, muitos famosos começaram a postar suas “marmitas”, e eu mesma já li reportagens de famosas na Corpo a Corpo falando sobre sua alimentação e como costumam carregar seus lanches para não sair da dieta… Em tempos de redes sociais, a marmita virou celebridade!

927435_773843382672253_250243151_n

Exemplo de “overnight oats” em potes de geleia ou de molho…

Eu que já era adepta, mudei alguns hábitos, pois como diz a música: “tudo muda, o tempo todo, no mundo…” Sempre podemos melhorar, então eu fui pegando dicas e melhorando na arte de “marmitar” … rsrsrs 🙂

Aqui vou postar algumas sugestões, exemplos do que eu faço para seguir firme na reeducação alimentar, e coisas que você pode fazer ou quem sabe adaptar à sua rotina. Lembrando que todas as dicas são apenas sugestões, eu mesma vi em algum site, algum perfil no IG, e fui adaptando à minha rotina, ou seja, nada aqui é regra ok?

1 – Onde levar o alimento
Eu levo os alimentos em potes de vidro, com tampas herméticas, as saladas e os “overnight oats” (são preparações com aveia, grãos, frutas e líquidos feitos no dia anterior para comer no café da manhã ou lanche) em vidros de geléia ou molho de tomate, as frutas em sacos de plástico (aqueles que compramos no mercado) ou em potes de plástico, aqueles simples mesmo. Se você for esquentar sua marmita em microondas, o vidro deve ser específico para isso, não deve colocar qualquer vidro no microondas pois pode não suportar o calor e estourar lá dentro (jamais coloque vidros de geleia e molho de tomate no microondas).

IMG_20150315_141109

Meu overnight Oats e vidrinhos de vitaminas de BiO2 Superfood… Eu uso vidrinhos de leite de coco com rosca para levar as vitaminas.

2 – Como armazenar
Eu utilizo a bolsa térmica para carregar minha alimentação, mas caso no seu local de trabalho você tenha acesso a geladeira, eu aconselho a manter refrigerado. A bolsa térmica é uma ótima opção para poucas horas, mas você pode aumentar sua durabilidade colocando uma bolsa de gel congelada dentro da bolsa térmica (algumas bolsas já vem com este acessório, mas se a sua for simples como a minha você pode improvisar comprando uma bolsinha de gel no tamanho da bolsa térmica ou uitilizando uma garrafinha pequena de água congelada) ou algo neste sentido. Não misture na mesma bolsa quente e gelado, se você vai levar alimentos preparados pela manhã leve em uma térmica, e os alimentos gelados em outra.

IMG_20150217_194627

3 – Cuidado com a validade
Lembre-se de que os produtos possuem validade diferente então fique atento, se tirou algo da embalagem e fracionou em porções menores, não esqueça de identificar nestas porções a validade do produto. Sempre é bom destacar, o produto tem uma data de validade quando está fechado na embalagem e tem outra data de validade depois de aberto (geralmente está na embalagem assim: Consumir em … após aberto / Conservar em refrigeração por ….. após aberto). Fique sempre de olho na embalagem, vamos aprender a ler os rótulos galera, isso é muito importante e pode te livrar de uma intoxicação alimentar, produto com validade vencida é muito sério e perigoso!

4 – No dia a dia e nas provas
Eu utilizo a bolsa térmica na minha rotina diária, quando vou sair no fim de semana, e também em dia de prova. Geralmente preparo tudo no dia anterior e acordo bem cedo, a assessoria esportiva oferece água, malto e frutas, mas eu costumo levar algo para comer na minha “térmica”, levo meus próprios suplementos também, pois já aconteceu de chegar em cima da hora e não achar o ponto de encontro e ir pra prova “na raça”… então me tornei a super prevenida… rsrsrsrs

Espero que as dicas tenham sido úteis e que tenham gostado!

Abraços a todos e até a próxima!

By Silvinha Santos

Fontes:

http://blogdamimis.com.br/2013/12/11/rainhas-da-marmita/

http://essasmeninas.com.br/conteudo/artigo/59811/projeto-vida-saudavel-adote-a-marmita

Um comentário sobre “A Arte de “marmitar”…

  1. Pingback: Organizando sua vida para ter regularidade nos treinos (e melhorar sua vida!) | Silvinha Santos

Deixe um comentário

