Bolo de chocolate sem lactose e integral

Olá galera! Quanto tempo não é mesmo?

Esses dias estava em casa e resolvi fazer um bolo integral de chocolate: o esposo estava estudando para as provas da faculdade e eu no estado formiga ativado pela TPM. Eu não sou muito de seguir receitas, geralmente vou jogando os ingredientes e avaliando a textura da massa. Também não costumo anotar as receitas que invento, aí quando me perguntam eu nunca lembro as proporções.

Porém, dessa vez decidi anotar e fazer direitinho com medidas, pois queria testar uma receita de bolo integral que não ficasse pesado pra poder compartilhar com vocês. Além do meu esposo, duas amigas comeram e aprovaram a receita. Espero que vocês também gostem, o bolo ficou bem fofinho, e o melhor, é bem fácil:

Bolo de chocolate sem lactose e integral (Chocolate Cake lacfree)

Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1 copo de água
1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de farinha de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de aveia (é mais fina que o farelo de aveia)
1 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de fermento
Essência de baunilha a gosto (coloco umas gotinhas)

Modo de fazer:
Bato os ingredientes líquidos por 3 minutos, depois vou adicionando os sólidos, menos o fermento, e continuo batendo até ficar homogêneo. Desligo o liquidificador e adiciono o fermento, misturo levemente com uma colher ou espátula para bolo e derramo em forma previamente untada com óleo e farinha (*pode ser com margarina, mas eu não tenho em casa, afinal ninguém consome margarina ou manteiga, então utilizo óleo para untar). Leve ao forno até crescer e ficar bem assado, faça um teste com garfo ou palito após 30 minutos, se sair bem limpo está pronto!

Gosto de dar uma aparência bonitinha, e como meu esposo gosta de bolo simples, sem cobertura, então usei apenas açúcar de confeiteiro para polvilhar por cima do bolo… Ajuda a não pesar também, mas caso queira mais elaborado, use sua criatividade e aproveite!

Chocolate cake lacfree

    Bolo de chocolate sem lactose e integral

Eu não sei quantas calorias tem o bolo galera, mas também não sou muito de contar calorias, detesto isso, acho que tudo é questão de bom senso, afinal o bolo integral ajuda a dar mais saciedade, uma fatia deve acabar com aquela fome de doce que aparece de vez em quando. Tudo na vida precisa de equilíbrio, então aprecie moderadamente, pensando de forma consciente.

Aproveite, curta a vida, cada momento, seja mais saudável, alegre e viva leve!

Enjoy it!

Deixe um comentário

