Organização: uma ferramenta a favor da qualidade de vida

Olá galerinha!!!

Como a organização de um ambiente pode influenciar na minha qualidade de vida? Pra começar: quem consegue viver bem em um lugar bagunçado? Imagine a seguinte situação: Você acorda atrasado (a), lembra que não fez sua marmita e não preparou sua roupa para trabalhar no dia anterior e não tem tempo hábil para fazer nada disso. Isso nunca aconteceu com você? Pois é, já aconteceu comigo, e foi terrível!!! Ou então a seguinte situação: você lembra que seu filho tem uma prova importante na escola e você não consegue encontrar a roupa da escola na bagunça do guarda-roupa e quando encontra está toda amassada… e agora, o que fazer? Lá vai a criança toda amarrotada pra escola e você pensando que todos vão te achar a mãe mais desleixada do mundo!

Qualidade de vida é muito mais do que programa de saúde, reeducação alimentar e perda de peso, ter qualidade na sua vida é pensar no ser humano como um ser complexo e melhorar sua vida de forma holística, olhando para todas as áreas do seu dia a dia. Equilibrar todas as áreas da nossa vida pode parecer complicado, mas é a chave para ter tempo para o que realmente importa: você mesmo e sua família, tempo para nutrir relacionamentos. Se você não se organiza entra em um ativismo e parece que fez tanta coisa e não conseguiu fazer nada, fica o dia todo apagando incêndios e as coisas importantes vão sendo deixadas de lado, quando você se dá conta já passou meses, até mesmo um ano inteiro, e você não conseguiu realizar o que queria.

Em um site encontrei o seguinte texto: “Será que o que está arrumado está organizado? De acordo com o Dicionário Aurélio, arrumar é pôr em ordem, acomodar; e organizar é pôr em ordem, dispor para funcionar. Continua parecendo a mesma coisa, não é mesmo? Pois bem, preste atenção no final da descrição de organizar que diz “dispor para funcionar”. Esse é o ponto principal da organização: garantir funcionalidade. Se tudo está em ordem, mas não está funcional, pode-se dizer que o local está arrumado, mas não organizado. Um local organizado é, além de funcional, prático, lógico e racional. Ou seja, organizar não é simplesmente colocar dentro de uma caixa tudo que está solto fora dela. Por isso dizemos que nem sempre arrumado é organizado!”(1)

Já falei sobre organização em outros posts, como ela pode ser muito boa para manter a rotina de treinos e de reeducação alimentar. O planejamento semanal é algo valiosíssimo e não serve apenas para a alimentação ou treinos, serve para tudo! Você pode se organizar e ter uma vida mais tranquila, não será fácil no começo, mas quando virar um hábito você verá quantos benefícios virão com esse novo estilo de vida.

Closeup image of notepad with pen.

*Dicas para manter seu planejamento e ter uma vida mais organizada:
-Planejamento semanal: tire um dia para pensar em sua alimentação, sua rotina de treinos, seu vestuário, a rotina da família (escola, cursos, passeios, eventos), e organizar tudo isso em sua agenda, ela pode ser física, de papel mesmo ou virtual (smartphones e tablets podem ajudar e muito, através de aplicativos que te dão aquela força para não esquecer nada!)
-Tenha o costume de fazer listas diárias de afazeres, e ao longo do dia vá analisando sua lista, risque o que já fez e mantenha o foco para terminar o dia cumprindo todas as suas resoluções;
-Saiba que podem acontecer imprevistos, então seja flexível, não fique preso, tenha resiliência para mudar seus planos de acordo com as circunstâncias;
-Se sua vida está muito corrida, tente começar a organização em um dia de folga ou feriado. Pare todas as outras atividades neste dia e invista tempo em organizar sua vida, faça uma lista do que quer colocar em ordem neste dia, lembre-se: não faça uma lista gigante, é apenas um dia, faça aquilo que for mais urgente e esteja realmente impactando sua vida (um dia para organizar sua cozinha, outro dia para organizar seu home office, etc.)
-Comece o dia pela tarefa que menos lhe agrada da lista, geralmente ficamos adiando aquele item desagradável e acabamos o dia sem fazer o que deveria. Já mate o leão e depois se preocupe com as tarefas menores, assim você também não ficará se torturando o dia todo pensando que precisa fazer aquela tarefa tão temida e odiada!
-Para organizar documentos e objetos decore a regra básica da organização: “Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar.” Então, tenha um lugar para as contas pagas e outro para as contas à pagar, assim que chegarem as correspondências abra e elimine os envelopes, guarde apenas a conta para que fique de fácil acesso; sempre deixe suas chaves no mesmo lugar; tenha um lugar certo para seu celular e defina um local para recarregá-lo.
-Lembre que você deve manter a simplicidade, pois a organização deve permitir pegar e guardar no local de origem de forma fácil, afinal quanto mais complicado, mais difícil será a manter organizado.
-Quando você organizar tudo em seu devido lugar, crie o hábito de colocar tudo de volta no lugar imediatamente após usar. Evite o mal hábito de deixar as coisas em cima da mesa da cozinha, do balcão ou do sofá, dizendo que vai guardar depois, digo por experiência própria, ele vai ficar um bom tempo lá…rsrsrs…. (quem nunca usou a cadeira de suporte por uma semana atire a primeira pedra…kkkk)

Espero que tenham gostado das dicas e que sejam úteis para você, vá colocando em prática aos poucos e vai ver que logo sua vida vai estar mais organizada!

Até a próxima galera!

organizarotempo

Fontes:

http://organizotudo.com (1)
http://pt.wikihow.com/Ser-Organizado

Guia da casa para os recém casados

Guia prático de organização do Closet (ou armário)

http://www.fazfacil.com.br/manutencao/como-organizar-contas-etc/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s