Criando uma horta em casa

Olá pessoas lindas! Hello people!

Quanto tempo não é mesmo? Bem, a minha vida mudou bastante desde o último post, em outro post eu falo um pouco sobre as novidades que estou vivendo. Neste post quero focar em algo muito importante para nossa saúde e também para a saúde do planeta: alimentar-se com produtos orgânicos! Você pode estar pensando que este papo é coisa de “ecoamigo” ou “vegano”, mas a verdade é que os produtos orgânicos fazem bem a nossa saúde. Se soubéssemos a quantidade de metais pesados e outros produtos químicos que estão presentes em nossas frutas e verduras, os quais não vão sair, nem mesmo com uma boa higienização, e podem trazer inúmeros malefícios, dentre eles o surgimento de diversos tipos de câncer. Se isso estivesse em um rótulo nas frutas e verduras que você compra semanalmente, com certeza ia pensar algumas vezes antes de consumir. É por isso que cada vez mais pessoas estão se voltando para uma alimentação mais natural, orgânica. Porém, infelizmente os orgânicos são realmente mais caros, pois eles demandam de mais cuidado e mais mão de obra, muitas vezes provém de pequenos produtores, que não conseguem baixar seus custos para baratear sua produção.

Então como poderemos ter uma alimentação de qualidade, tendo a certeza que o alimento não está contaminado? Uma das soluções mais em conta é ter uma pequena horta em sua casa! Imagina colher seus alimentos e consumi-los fresquinhos, com a certeza que são naturais e sem agrotóxicos? Eu sei, eu sei, a maioria das pessoas moram em espaços cada vez menores, afinal somos urbanos, temos uma vida corrida, cheia de afazeres e com pouco tempo e espaço. Eu também vivo em uma casa pequena, tenho uma vida super corrida, e mesmo assim continuo cultivando minhas plantas. Que delícia é chegar na primavera e ver sua mini rosa desabrochando, sua orquídea abrindo uma flor que é um espetáculo, seu tomate dando os primeiros frutos, pode tomar um suco de abacaxi com a hortelã do seu quintal… ahhh isso não tem preço gente!!

IMG_20151206_121618-EFFECTS

Meu pé de tomate cereja! ❤

Então hoje eu quero dar umas ideias de como criar sua pequena horta, para você se inspirar e decidir ter uma vida mais saudável. Você pode começar com temperos (alecrim, hortelã, manjericão, pimenta, etc) e depois que pegar prática passar para pequenas hortaliças e assim vai. O importante é começar e manter o foco. Algumas plantinhas não vão resistir, outras vão durar muito pouco, mas não desista, a semeadura é algo que requer paciência para poder colher os frutos e se beneficiar deles. (Isso é em tudo na vida ok?) Eu já tentei fazer com aquelas sementinhas que vendem em saquinhos, e pra mim nunca dá certo, nunca nasce nada, acho que não tenho mão boa para usar semente…rsrssrs…. Mas você pode comprar a mudinha já crescida e ir cultivando ela. Pode usar garrafas PET, latinhas de molho de tomate, vidros de geleia ou conservas…Basta ter uma terra boa, um vasinho e começar sua aventura! Enfim, use sua criatividade! Seja do jeito que escolher, o importante é começar!

As imagens são de sites diversos e muitas foram encontradas no Google search:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Espero que tenha gostado do post e que seja bem útil para você! As ideias são inúmeras e cada uma mais linda que a outra, escolha a que melhor combina com sua casa e seu espaço. Que tenhamos uma vida mais saudável, mais “clean”, mais natural!

Até a próxima, see you!

By Silvinha Santos

2 comentários sobre “Criando uma horta em casa

  1. Que legal Silvinha, adorei o post, já tinha pensado nisso mas sabe como é né, como você mesmo disse a vida é muito corrida, mas vi no slide coisas bem prática, vou tentar seguir esta ideia, obrigada pelo incentivo, bjuss.

    Drika

    Curtir

Deixe um comentário

