Receitas de sobremesa sem leite e sem soja

food-allergy

Olá galerinha linda!!!

Faz tempo que não trago receitas novas, a correria está grande, mas aqui estamos para cumprir a promessa que fiz no Instagram, postar a receita do brigadeirão! Bem, o final de ano é a época de comilança, não é mesmo? Só que para intolerantes e alérgicos é uma época complicada, comer na casa da família pode ser perigoso, a celebração pode acabar em dias de recuperação. Por isso andei fazendo novas experimentações de receitas, claro que fiz as consagradas, as que tenho certeza que vai dar certo, mas testei coisas novas e adaptei algumas receitas, e vou compartilhar com vocês. ❤

Eu recebi uma receita “ma-ra-vi-lin-da” da Flávia Machioni, do Lactose não, e fiquei super-master-blaster empolgada, aquela receita da vida, sabe? É de pudim de leite, uma das minhas sobremesas favoritas, que não como há anos, e decidi tentar. Postei essa receita lá no final, caso vocês queiram fazer. Infelizmente a minha tentativa não teve êxito, pois sou alérgica a castanha de caju e tentei substituir com leite de arroz, porém não deu ponto. Mas ficou bem gostoso, com cara de ambrosia, comi tu-di-nho kkkkkkkkkkk  (modo formiga on) Claro que vou tentar de novo, um dia eu chego lá e posto aqui…heheheh 🙂

Porém eu fiquei com muita vontade de comer Brigadeirão, teve no Natal e no Ano Novo e eu não pude nem passar perto dele… #chateada… 😦 Então peguei a receita original, misturei com a receita de pudim da Flávia, fui adaptando “daqui e dali”, e no final não é que deu certo? Sim, matei minha vontade, e foi aprovada aqui em casa, fiz no sábado e não chegou na segunda-feira… Então se joga e seja feliz, porque aqui é #semleite e #semsoja!

Brigadeirão sem proteína do leite

INGREDIENTES

3 ovos

1 1/2 xícara de açúcar demerara

2 xícaras de leite condensado de arroz (fiz bem cremoso, quase um creme, uma xícara de arroz, cozido só na água até ficar bem molinho, bate ainda morno no liquidificador com água fria até ficar um creme – pode colocar um pouco de açúcar demerara para bater)

5 colheres de cacau em pó (verifique se é puro, cuidado ao comprar a granel)

1 colher de margarina BECEL AZUL (a única que não tem leite)

Chocolate granulado DORI (o único que conheço até o momento que não tem proteína do leite)

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador, por 5 minutos até obter uma consistência cremosa. Eu bati primeiro os ovos, açúcar e margarina, depois adicionei o leite cremoso e bati por 5 minutos. Despeje a massa em uma forma com furo central untada com margarina. Eu assei no forno normal, a 200º C, durante 40 minutos, sem banho-maria. Você pode também tentar no forno micro-ondas, então coloque em forma própria para micro-ondas, untada com margarina e asse por 10 minutos. Se for forno elétrico fique de olho, acredito que metade do tempo (20 a 25 minutos) é suficiente. Deixe a massa esfriar por 15 minutos e depois leve à geladeira por 1 hora. Desenforme quando estiver bem gelado e confeite com o chocolate granulado.

img_20170107_132740

Não ficou lindo, mas estava muito bom, bem cremoso!!! ❤

Pudim de Leite Vegetal – Receita da Flávia Machioni do Lactose Não

Ingredientes

Pudim

250 ml de leite vegetal

250 ml de creme de castanha de caju (bata 1 xícara de castanha de caju deixada de molho por 8h com 3/4 de xícara de água mineral)

1/3 xícara de açúcar demerara

1 gema

2 ovos

5 gotas de extrato natural de baunilha

Misture em uma panela o leite vegetal e o creme de castanha de caju. Leve ao fogo até que comece a ferver. Desligue e tampe. Em uma tigela, bata a gema, os ovos e o açúcar, até ficar um creme mais claro. Misture ao líquido ainda quente, de maneira rápida e constante, para que cozinhe por inteiro e fique homogêneo, por último adicione o extrato de baunilha e mexa bem. Despeje o líquido na fôrma, por cima do caramelo, e asse em banho-maria. Temperatura do forno deve estar em aproximadamente 180 graus. Asse por 45 minutos.

Caramelo

1/3 xícara de açúcar demerara

1 pitada de sal

Raspas de laranja – opcional

Misture os ingredientes, despeje na forma do pudim. Leve a forma à boca do fogão e deixe caramelizar. Não mexa com colher, caso preciso, mexa a fôrma – com cuidado porque estará bem quente. Espalhe o caramelo na forma.

Para desenformar:

Deixe esfriar completamente, fica mais fácil para não quebrar. Dê uma leve aquecida no fundo da forma para que o caramelo derreta e solte mais fácil.

**

Bem galerinha, é isso, espero que façam estas receitas e gostem do resultado! Compartilhem com seus amigos e familiares, alguém pode precisar muito destas dicas!

Abraços e até a próxima!

Fonte:

http://www.lactosenao.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s