Dica de leitura: ‘As cinco linguagens do amor’ – Gary Chapman

O amor é uma emoção ou sentimento, e tem uma definição. Porém a forma como percebemos o amor não é igual para todas as pessoas. O livro do Dr. Gary Chapman, ‘As Cinco Linguagens do Amor’, aborda sobre cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor. Segundo o autor, cada indivíduo nasce com um tanque de amor (metáfora) que precisa ser cheio com o combustível apropriado para que este se sinta amado e realizado.

5linguagensdoamor

Sendo assim, podemos dizer que na infância, os principais provedores de amor são os pais. Mas a linguagem de amor dos pais pode ser diferente dos filhos, então a forma que demonstramos amor pode não ser a forma que o outro se sente amado. O autor descreve que a criança passa a ter uma preferência por uma ou duas linguagens, para perceber o amor que lhe é transmitido.

Esses são alguns exemplos de cada linguagem do amor:

Toque físico: carinho, abraço, beijos

Palavras de afirmação: elogios, palavras de encorajamento

Tempo de qualidade: passear juntos, brincar ou fazer atividades juntos

Atos de serviço: cozinhar o prato preferido, limpar a casa, ajudar com as compras

Presentes: uma flor, um perfume, um cartão feito à mão, um brinquedo

Para trabalhar nossa inteligência emocional neste tempo, é importante estar atento a esse detalhe. Primeiro é importante que você consiga identificar qual é a sua linguagem do amor. Após isso, busque identificar qual é a linguagem do amor das pessoas que você ama. Este exercício pode ser feito de duas maneiras:

– Se pergunte: o que meu cônjuge / filho (a) pede de mim com mais frequência? Qual é a principal reclamação que você tem ouvido?

– Pergunte: como posso te fazer sentir amado? Ou: O que posso te fazer hoje para que se sinta mais amado?

Este ano iniciei com um desafio de ler mais e este é um dos livros que li neste primeiro semestre, fui muito edificada e ministrada, coloquei alguns pontos para melhorar e percebi diferença no meu relacionamento familiar. Percebi que uma das linguagens da Alice é ‘tempo de qualidade’, assim como as minhas são ‘presentes’ e ‘ato de serviço’.

IMG_20200408_105033_962

O autor tem livros específicos para as linguagens das crianças e dos adolescentes, ainda não li, mas acredito ser tão relevantes quanto este. Realmente indico este livro, que precisa ser lido com calma e carinho….

Abraços virtuais e até o próximo post!

#amor #palavradedeus #reflexao #cincolinguagensdoamor #5linguagensdoamor #crianças #maternidade #filhos #mães #pais #amordemae #criacaodefilhos #paisefilhos #maternidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s