Como ter cabelos saudáveis

Gente eu demorei para postar, mas agora estou de volta! A vida está bem corrida, nem bem terminei a pós-graduação, já caí num curso EAD de especialização, super-ultra-mega difícil, e aí já viu fiquei #focadanosestudos! Mas como a vida não para, eu organizei melhor o meu tempo e hoje eu quero trazer um tema totalmente diferente dos meus últimos posts: cabelos!!! Sim, eu também me aventuro nestes assuntos…rsrsrs… 🙂

Na verdade, mais por curiosidade e necessidade, afinal eu tenho vários tipos de químicas no meu cabelinho. Como não está fácil para ninguém, estou sempre buscando opções “bbb” para os cabelos. Sim, dá para economizar sem acabar com as madeixas! Assim você adia sua volta ao salão e guarda um dinheirinho para fazer coisas que gosta. Já faz um tempo que passei a usar produtos de “mercado” no cabelo, uso diversas marcas e vou sempre trocando para descobrir qual é melhor. As minhas preferidas são Dove, OX, Phytoervas e Elseve, as quais eu uso o shampoo, condicionador ou máscara. Uma vez ou outra uso Natura, e até mesmo Pantene, mas ainda prefiro as outras marcas. Já usei várias marcas de máscaras de tratamento: Novex, Elseve, Eico, Dove, Salon line, Aussie, Kanechom, Alfaparf, entre outras… ou seja, estou sempre experimentando marcas e produtos diferentes, do barato ao caro… 😉

Eu tenho cabelos crespos e secos por natureza, mas escolhi alisar por necessidade e praticidade. Há alguns anos eu alisava com amônia, mas meu cabelo é bem fino e volumoso, a amônia ressecava bastante. Graças a Deus, a cabeleireira me sugeriu mudar para a Selagem orgânica (provavelmente a base de carbocisteína, ela jura que não tem formol, mas não abre qual é a marca, nem composição), que deixa o cabelo com aparência mais natural e não resseca tanto. De uns tempos para cá, tive que começar a pintar o cabelo, porém eu estava usando o tonalizante sem amônia, que não agride tanto o cabelo que já possui processo químico.

No começo era só de vez em quando, mas ultimamente os cabelos brancos estão me incomodando muito e tenho que tonalizar todo mês!!! Muito chato isso, “gentem”! Aí decidi clarear o cabelo, para disfarçar e ver se conseguia ficar mais tempo sem tonalizar. Fui clareando, usando um tonalizante mais claro que o anterior, com medo de ficar com o cabelo muito estranho. Até que tive uma ideia: “E se eu fizesse umas mechas/luzes para disfarçar esses fios prateados?” Liguei pro salão e quase caí pra trás com o preço!! Então, curiosa que sou, decidi fazer eu mesma!

Gente, pesquisei muito antes ok? Li blogs, sites, comentários de “N” pessoas sobre isso e finalmente tomei coragem: comprei todos os materiais e fiz as mechas!!! Se ficou bom? Não está perfeito, mas o resultado foi um cabelo com algumas mechas mais claras, pois não deixei abrir muito. Porém, contudo, todavia, entretanto…. pessoas lindas, saibam que todo processo que abre as escamas do cabelo agride demais a fibra, sendo assim, com o tempo meu cabelo foi ficando cada vez mais ressecado e com pontas duplas, afinal eu não uso produtos profissionais. De dois em dois meses eu faço botox ou selagem hidratante, porém o cabelo estava bem espigadinho. Ah, é muito difícil esse negócio de manter o cabelo lindo “efeito de salão” pra sempre, né? Olha eu pensava que era, e por isso maltratei muito meu pobre cabelinho, mas agora aprendi vários segredos e meu cabelo está bem melhor, consegui ficar 6 meses sem química de alisamento!!

Então vou compartilhar com vocês aqui algumas dicas e como eu comecei a cuidar melhor do meu cabelo. A primeira coisa foi que eu aprendi a equilibrar o PH do cabelo. Eu nem sabia disso, mas os cabelos tem um PH ácido, e os processos químicos de alisamento e descoloração elevam o pH das madeixas 10, deixando o cabelo péssimo! Para equilibrar é necessário utilizar logo em seguida destes processos químicos algo com PH bem baixo para que o cabelo volte ao seu PH normal. Vi em muitos sites que existem produtos acidificantes específicos para lavagem pós-descoloração, os quais geralmente possuem um PH próximo de 2,5. Mas, se a ordem é economizar, resolvi testar outras opções, e uma delas, já bem conhecida, é o vinagre de maçã.

Pesquisando aqui e ali, encontrei uns truques caseiros com o vinagre, uma delas é a máscara ácida e a outra é a reconstrução ácida, que tem por objetivo selar as cutículas do cabelo após fazer químicas. Para isso você precisa de uma máscara com PH baixo, as indicadas são as máscaras da Novex ou a Rigen da Alfaparf, que possuem pH próximo a 3,5 e não são tão caras. Eu faço esse processo a cada 15 dias meninas e o cabelo fica uma “belezura”!

Vamos para as receitinhas:

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA
(Essa reconstrução ácida estabiliza o pH natural do cabelo e devolve o brilho para os fios, danificados por processos químicos, e ajuda a selar as cutículas e restaurar os cabelos porosos.)
Ingredientes:
Shampoo reconstrutor
1/2 copo de vinagre de maçã para 4 copos de água
1 máscara reconstrutora
1 máscara hidratante

mascaras-reconstrutoras
Máscaras Reconstrutoras

mascaras-reconstrutoras

mascaras-hidratantes

Modo de preparação:
Lave os cabelos com o shampoo reconstrutor (duas vezes), enxague e retire todo excesso de água. Aplique nos cabelos a mistura de vinagre e água e deixe agir por 5 minutos, após isso enxague. Aplique uma máscara reconstrutora e deixe agir conforme o fabricante ou no máximo por 10 minutos, enxague. Aplique a máscara hidratante e deixe agir por 10 minutos e enxague. Aplique o condicionador que costuma usar e deixe agir por alguns minutos. Após enxaguar, aplicar novamente a misturinha da água com o vinagre, e enxaguar novamente. Finalize como desejar. (pode usar secador ou deixar secar ao natural)

HIDRATAÇÃO ÁCIDA
Ingredientes:
2 colheres da máscara de sua preferência (pode ser hidratante ou nutritiva)
1 colher de vinagre de maçã
Algumas gotas do óleo de sua preferência

Modo de preparação:
Lave os cabelos com um shampoo transparente, que pode ser antiresíduos ou apenas um shampoo para limpeza mais profunda (tipo para cabelos oleosos), deixe o cabelo bem limpo, porque vai abrir bem as escamas e preparar para receber a hidratação. Misture os produtos, aplique nos cabelos e deixe agir por 10 minutos, pode algo para abafar o cabelo. Após isso enxague bem e finalize como desejar.

Fontes:

Truque para Equilibrar o pH dos Cabelos logo após Descolorir

http://www.cuidadosevaidades.com.br/2014/07/reconstrucao-acida-hidratacao-acida.html

http://www.clubedocabeloecia.com.br/2012/12/descoloracao-cuidados-antes-e-depois.html

Hidratar, nutrir ou reconstruir: como escolher a máscara ideal para seu cabelo

http://www.seraqueessepode.com.br/resenha-mascara-de-hidratacao-reparacao-total-5-da-elseve/

4 Comments

  1. Muito legal o seu blog e o seu post! Adorei as dicas e a forma como você escreve, muito clara, objetiva e gostosa para quem lê. Parabéns, de verdade! Cheguei até aqui porque você marcou o meu blog e eu recebi uma notificação. Fiquei feliz por conhecer o seu espaço.
    Obrigada por ter colocado o meu blog como uma das referências do seu post.
    Beijos e sucesso,
    Taty

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Taty,

      Nossa, fiquei muito feliz em ler seu comentário, que gostoso saber que quem está do outro lado curte ler o que a gente escreve! Muito obrigada de coração e vou continuar acompanhando seu blog e me inspirando por lá ok? Desejo o dobro pra ti e que Deus ilumine seu caminho!

      Bjinhus ❤

      Silvinha

      Curtir

Deixe um comentário